Quinhentismo/Barroco

Quinhentismo:
    Contexto histórico:

  • Descoberta do Brasil
  • Capitanias Hereditárias
  • Instalação do governo Geral
    "tipos" de literatura:
Literatura dos viajantes: Relata as experiências do navio, servia como um diaro de bordo da embarcação.
Literatura Informativa: Carta de Pero Vaz de Caminha, informando a a descoberta de novas terras, contando a cultura do índio e seus costumes.
Literatura Catequética (autos,sermões, poesia) -José de Anchieta: existiam três tipos de literatura catequética, os autos que eram utilizados para ensinar os índios já adultos, os Sermões que eram utilizados para catequizar as crianças, e a Poesia que era para si mesmo, um caráter próprio (espiritual).

Barroco:(1580-1768)
   Contexto Histórico:
  • Concílio de Trento
  • Contra-reforma
  • Abertura de rotas comerciais
  • União Ibérica
  • Estabelecimento de engenho de cana
  • Ensino dogmático (valores inquestionável)
Marcos Iniciais:
  Portugal:Morte de Camões
  Brasil: Publicação de prosopopéia de Bento Teixeira

Caracteristicas da época:
  • Arte da contra reforma
  • Cultismo, que era a valorização da norma culta
  • Conceptismo (argumento)
  • Culto ao Contraste (Dualidades)
  •  Temática do desengano
Linguagem:
  • Vocabulário Rebuscado
  • Hipérbatos
  • Antítese
  • Jogo verbal 
  • Personificação (alegoria)
Padre Antônio Vieira:
  Caracteristicas do autor:
  • Conceptismo
  • Critica implícita ao valores eclesiáticos 
  • defesas de Classes Oprimidas
  • Linguagem clara e Objetiva
  • Obras: Sermões e cartas
Sóros Mariana Alcofoado:
  • Ela tinha dúvida diante ao relacionamento amoroso
  • Cartas Portuguesas
    • Romance epistolar, que significa que era através de cartas
    • Conflito entre moral e o pecado
    • Amor incondicional
    • Solidão X Repressão social religiosa X Amor retido
Gregório de Matos, mais conhecido como Boca de inferno:
tinha 3 jeitos de escrever, a Religiosa ou sacra que era um conflito entre o pecado e o perdão, que tinha relação entre o eu-lírico e Deus; predominância do conceptismo. Também tinha a Poesia Lírico que se subdividia em amorosa e Filosófica, onde a amorosa tinha a erotização, protesto quanto aos valores morais e a explosão de sentimentos, e a filosófica que tinha a instabilidade de mudança, desconcerto do mundo, e o aproveitamento do tempo. Além da lírica e sacra também tinha a poesia satírica, onde ele busca harmonia, caráter documental, usava uma linguagem chula e criticava os vícios culturais (principalmente a inveja)

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